× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Campanhas

Dezembro Vermelho: juntos na luta pelos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS

No Brasil, atualmente, 694 mil pessoas estão em tratamento para a Síndrome da Imunodeficiência Humana, a AIDS.
13 de dezembro de 2021, 11h00

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

No Brasil, atualmente, 694 mil pessoas estão em tratamento para a Síndrome da Imunodeficiência Humana, a AIDS. Só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. 

AIDS e homofobia

Doença que historicamente carrega grande carga de preconceito, sendo apelidada inicialmente como o "câncer gay”, a AIDS não é guiada por orientação sexual. De acordo com dados organizados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os homens são o principal grupo afetado pela infecção do HIV no Brasil, com tendência de crescimento nos últimos dez anos. Nos dados oficiais, os homens heterossexuais representam 49% dos casos, os homossexuais 38% e os bissexuais 9,1%.

Diferenças entre AIDS e HIV

HIV é o vírus que pode provocar a AIDS, a Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida. Portanto, mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV no organismo pode transmiti-lo para outras pessoas. Porém, a pessoas que fazem tratamento com antirretrovirais e tem a carga do vírus HIV indetectável em exames durante no mínimo seis meses, não transmitem o vírus em relações sexuais. 

Atenção para as formas de contágio

  • Fazer sexo vaginal, anal e oral sem usar preservativo;
  • Receber transfusão de sangue contaminado;
  • Compartilhar instrumentos perfurocortantes sem esterilizar antes, como seringas e alicates de unha;
  • Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento no SUS 

O tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o país. Dentre estes indivíduos, 95% já não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral suprimida, graças ao tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa marca ultrapassa a meta das Nações Unidas (ONU), que é de 90%. 

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo SUS todos os medicamentos antirretrovirais (ARV) e, desde 2013, o SUS garante tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral. Atualmente, existem 19 medicamentos, em 34 apresentações farmacêuticas.

Fonte: Ministério da Saúde, AIDS.gov.br, Fiocruz e Pfizer 


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga