× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Campanha Salarial 2014 dos comerciários

26 de junho de 2014, 14h57

Mais uma vez o Sindicato dos Comerciários mostrou sua força na região Sudoeste do Estado da Bahia. Na tarde desta segunda-feira (17), o Sindicato dos Comerciários de Poções, juntamente com a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), realizaram uma marcha no centro da cidade em lançamento da campanha salarial 2014. No evento esteve presente o presidente do sindicato dos comerciários de Poções e Região; Joilson Pereira, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE); Marcio Fatel, o secretário de finanças do município; Henrique Curvelo, o vereador e representante do legislativo; Davi Soares, e diversas autoridades.

As atividades começaram no inicio da tarde com a inauguração de um Salão de Beleza que funcionará gratuitamente para os comerciários. “Estamos disponibilizando um Salão de Beleza para atender gratuitamente os nossos comerciários e comerciárias, nossos trabalhos estão consolidados na região, são vários os serviços oferecidos aos nossos associados”, disse o presidente do sindicato, Joilson Pereira. Além da inauguração, o sindicato também estava comemorando a grande conquista ocorrida em março do ano passado: A regulamentação da profissão pelo Congresso Nacional. A festa se completou nas ruas aonde um mini-trio conduziu os sindicalistas pelas principais avenidas do comércio em lançamento da campanha salarial. Os comerciários foram para as portas das lojas demonstrando apoio à manifestação.

Além do reajuste salarial, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), que representa cerca de 450 mil trabalhadores de mais de 100 municípios baianos, propõe ao Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (SINDILOJAS) a estabilidade provisória para gestantes, pré-aposentados, trabalhadores acidentados e doentes, e aqueles que retornarem de férias. A campanha prevê também, além da multa, uma indenização equivalente a 20 pisos salariais aos comerciários vítimas de assédio moral.

Outro item da pauta da categoria é a jornada de trabalho. Os trabalhadores reivindicam 44 horas semanais, de segunda a sábado, e trabalho aos domingos e feriados mediante autorização de Acordo Coletivo. Os comerciários também querem participação nos lucros, cesta básica mensal no valor de R$ 250, auxílio creche para as mulheres que têm filhos até 10 anos de idade, seguro de vida e vale refeição de R$ 15. O sindicato dos comerciários de Poções e Região nasceu em 1999 para defender os direitos dessa classe de trabalhadores em 35 cidades da Região.


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga