× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Supermercado eleva vendas em 0,71%

02 de dezembro de 2016, 16h08

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou ontem que o setor apurou uma elevação de 0,71%, em termos reais, nas vendas em outubro sobre o mesmo mês de 2015. Em comparação a setembro de 2016, a expansão foi de 4,78%. Os dados foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

No acumulado do ano, até outubro, a alta real atingiu 1,16%. "Entendemos que as vendas pararam de piorar", disse João Sanzovo, vice-presidente da Abras.

Os números incluem também as operações de atacarejo (atacado que vende também ao consumidor) das supermercadistas.

Em termos nominais, a expansão nas vendas do setor foi de 8,65% em outubro sobre o apurado um ano antes. Na comparação com setembro de 2016, a elevação nominal foi de 5,05%. De janeiro a outubro, a alta atinge 10,47%.

O comando da Abras manteve a previsão de aumento de 1% nas vendas reais do setor em 2016, assim como permanece a estimativa de alta de 1,5% nas vendas reais no ano que vem.

Os dados de queda do PIB no terceiro trimestre não surpreenderam o setor. "O desemprego ainda está muito alto e continua crescendo. E os índices nem sempre mostram o desemprego daquele que desistiu de procurar uma vaga e está desocupado", disse Sanzovo. Ontem, o IBGE divulgou redução de 0,8% no PIB de julho a setembro ante o segundo trimestre, com ajuste sazonal.

Fonte:Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 466


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga