O parlamentar e os representantes da CNTC discutiram algumas emendas sugeridas pela Entidade
O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) recebeu na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto e o diretor secretário geral, Lourival Figueiredo Melo.
No encontro, o parlamentar e os representantes da CNTC discutiram algumas emendas sugeridas pela Entidade que serão apresentadas às comissões especiais da Câmara que discutirão as Reformas Trabalhista e Previdenciária.
André Figeiredo, que é também presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, demonstrou grande preocupação com os textos das Reformas e agradeceu a atuação da CNTC junto ao Congresso Nacional contra as propostas que colocam em risco os diretos dos trabalhadores.
Para o parlamentar, é fundamental a mobilização da população nas ruas contra as propostas e a pressão junto aos deputados e senadores em seus Estados para que não ocorram perdas irreparáveis à vida do trabalhador.
“Atuaremos incansavelmente aqui dentro do Congresso Nacional, mas não será possível qualquer ganho sem a presença da população nas ruas e uma forte mobilização em todo o país. As pessoas precisam ter consciência da gravidade de alguns pontos dos textos das reformas”, afirmou André Figueiredo.
O presidente da CNTC ressaltou pontos das duas reformas que trazem grande impacto aos trabalhadores, sobretudo à categoria comerciária.
“Aumento da jornada de trabalho e diminuição dos intervalos só trazem malefícios ao trabalhador. São milhões de pessoas que enfrentam diariamente o pior da crise, com demissões, precarização do emprego, jornadas exaustivas, perda de direitos e de garantias constitucionais. Não podemos aceitar que as propostas sejam aprovadas sem um debate amplo e profundo”, afirmou Levi Fernandes Pinto.
Lourival Figueiredo Melo completou, “Na reforma trabalhista, por exemplo, ficam desprotegidos direitos como: aviso prévio, 13º salário, repouso semanal remunerado, licença gestante, licença paternidade, estabilidade para aposentadoria, entre outros. O impacto na vida do trabalhador é muito grande”.
O deputado André Figueiredo agradeceu a atuação da CNTC e a contribuição com as emendas sugeridas. “Apresentaremos as emendas essa semana e queremos que a CNTC faça parte dos debates das duas reformas. O trabalhador precisa ser escutado aqui dentro do Congresso”, afirmou.
Fonte:Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 492