× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos Contribuição Assistencial

Notícias

CNTC aprova com Walmart Programa de Participação nos Resultados para comerciários

07 de June de 2017, 14h42

 

Tratado com os dirigentes sindicais de federações e sindicatos vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), o consultor de negociações coletivas do Grupo Walmart Brasil, Dr. Flávio Obino Filho, fechou nesta terça-feira (6), o acordo coletivo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a minuta de compromisso da rede de supermercados com as relações sindicais e de trabalho. O pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 30% da empresa aos comerciários e 70% às lojas que atingirem a meta de 100% da meta global será analisado junto à diretoria da rede. A reunião aconteceu na sede da CNTC em Brasília.

Para o diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC, Guiomar Vidor, o papel dos sindicatos e federações na construção do diálogo com a rede de supermercados no país é importante e fortalece a garantia dos direitos trabalhistas dos comerciários. “Estamos atuando de forma contundente para encontrar soluções para os problemas colocados. Esperamos que o encontro resulte em melhorias concretas para os trabalhadores”, disse.

A PLR é garantida no acordo ou na convenção dos sindicatos e permite ao trabalhador contar com uma recompensa de reconhecimento pelo bom desempenho e produtividade. Trata-se de um benefício que funciona como uma espécie de bônus pago pela empresa de acordo com o seu lucro em determinado período.

Walmart Brasil

Presente no país desde 1995, o Walmart é o terceiro maior grupo supermercadista do país. No Brasil, incluindo as unidades que estão sendo fechadas, o Walmart tem cerca de 500 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além do comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço, Mercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club.

Representatividade

Participaram do encontro, representantes da CNTC, FECOSUL, FECEP, FETRACOM-MS, FEPOSPETRO, FECOMERCIÁRIOS-MA, FECONESTE, FECOMBASE, FECOMERCIÁRIOS-MG, FECOMERCIÁRIOS-SP e do Sindicato dos Comerciários de Salvador (BA).

Fonte:Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 538


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga